Soluções gratuitas para gerenciamento de arquivos duplicados e comparação de pastas e arquivos

Para aqueles que precisam trabalhar com backups imensos, que possuem arquivos duplicados, é possível utilizar uma ferramenta chamada CCleaner.(https://www.ccleaner.com/ccleaner)
O CCleaner já é muito conhecido por realizar limpezas no registro, porém ele possui ferramentas muito úteis, como esta de encontrar arquivos duplicados.
Existem diversos tipos de opções, sendo algumas mais lentas (como por exemplo, verificar se o conteúdo exato do arquivo se repete em outro lugar) ou mais rápidas (como verificar simplesmente se o nome e/ou o tamanho do arquivo se repetem).
Venho observar que é mais seguro deixar habilitada a verificação de conteúdo, já que existem casos, como arquivos .VOB, onde os arquivos costumam ter sempre os mesmos nomes e tamanhos (dependendo o caso, até a mesma data).
Conforme imagem abaixo, entre em ferramentas, localizador de duplicados, e escolha os locais a serem comparados, bem como as opções de busca disponíveis.




O WinMerge (http://winmerge.org/é uma outra ferramenta bem completa que pode ser muito útel para comparar pastas e arquivos, diferenciá-los e mesclá-los.
Por exemplo, ele permite verificar se um arquivo está em uma pasta, e não está na outra. E se o arquivo estiver lá, porém o conteúdo for diferente, ele também pode nos indicar.
Além disso, ao detectar diferenças, é possível enviar uma cópia do arquivo desejado que falta na pasta comparada com poucos cliques.
Abaixo seguem imagens onde é possível escolher as pastas a serem comparadas (menu Arquivo, Abrir), como também a exibição do menu Visualizar onde é possível filtrar a exibição dos conteúdos.







Estas duas ferramentas otimizaram bem meu trabalho de organização e otimização de arquivos e pastas.

Fontes:
https://stackoverflow.com/questions/14138855/tool-to-compare-directories-windows-7
http://winmerge.org/
https://www.ccleaner.com/ccleaner

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lava-louças Brastemp BLE20 - RESOLVIDO - Piscando luzes Iniciar e enxaguar/Erro ao jogar água fora

Como detectar se a versão do Windows é 32 bits ou 64 bits a partir de um script do Powershell (.ps1)