Minha Wireless está lenta somente no Windows XP, mas rápida no Linux! Aqui uma possível solução para o Windows

Atualização: 04/11/15 - Infelizmente o software citado neste post já não está mais disponível no site do fabricante, estou deixando este post apenas para registro histórico.

Esses dias me deparei com um problema totalmente novo para mim. Bom, meu computador está ligado à internet por uma conexão Wireless, utlizando uma placa Edimax ew-7318usg, que trabalha até 54 Mb/s. Uso um roteador da D-link que distribuiu o sinal na minha casa.
Inicialmente, tinha uma conexão de 2 Mb, que pelo Wireless puxava à uns 230 KB/s.
Coincidentemente ou não, após contratar o serviço da empresa "X" com velocidade de 5 Mb/s, minha conexão passou a puxar à cerca de 90, 100, até uns 120 Kb/s, o pior é que era só no Windows XP SP3, e ao fazer downloads. Se usasse um programa P2P puxava à cerca de 550 KB/s. E não importava o navegador. Detalhe: Ao usar o linux no mesmo computador, usando a mesma placa, conseguia puxar a 550 Kb/s tranquilamente!
Conclui que o problema estava no Windows.

Fiz de tudo com a máquina, até formatei e reinstalei o Windows, e o problema continuou.

Para deixar o problema mais interessante, na rede tenho um computador ligado diretamente pelo cabo de rede no roteador, e lá puxava normalmente, à cerca de 550 KB/s, mesmo usando o Windows XP SP3.


Naveguei por vários fórums, e não consegui uma solução.

Bom, resolvi apelar para programas para acelerar a velocidade (na verdade, não acreditava muito nisso), mas instalei um programa que resolveu o meu problema. O criador do programa alega que sistemas mais antigos como o Windows XP não estão preparados para as novas velocidades de rede, e ajustes no sistema são necessários.

Enfim, executei o programa, apliquei o programa e testei! Não acreditei. Meus downloads passaram de 100 Kb/s para 570 Kb/s.

O programa que usei é gratuito, e é muito fácil de usar. O nome do programa é Full Speed 3.6. O site do programa é http://www.getfullspeed.com/ , mas pode ser adquirido também através do Baixaki (http://www.baixaki.com.br/download/full-speed.htm).



Mandei um e-mail para o criador do programa para saber o que ele realmente faz... creio que altera alguns registros, porém ainda aguardo a resposta.

Comentários

  1. Muito bom ler isto. Aqui também fica lento só no XP. No Vista, 7 e Ubuntu fica com velocidade normal.

    Espero que dê certo com esse programa. Já estava pensando em comprar outro roteador pra testar, já que o meu é o pior possível (D-Link DI-524).

    Valeu pelo post.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lava-louças Brastemp BLE20 - RESOLVIDO - Piscando luzes Iniciar e enxaguar/Erro ao jogar água fora

Microsoft Print to PDF não aparece na lista de impressoras nos programas