Script para definir o VLC como padrão para executar DVDs de filmes em uma rede Windows

Ambiente testado:
Windows 7 32 bits/64 bits
Windows Vista 32 bits
Windows 2008/2012

O Windows Media Player vem definido como executor padrão de DVDs no Windows.
Alguns DVDs simplesmente não funcionam neste programa.
Por isto pode ser interessante definir o VLC como executor padrão de DVDs, já que este programa normalmente executa qualquer tipo de DVD.
O detalhe é que você pode tem uma rede híbrida, com diversas versões do Windows, dentre estas versões pode-se ter sistemas Windows 32 bits e 64 bits, mudando assim os caminhos do VLC. Para contornar estes problemas, é possível executar o script abaixo (copie o conteúdo em um .bat) para realizar esta alteração em domínio Windows (através por exemplo, de scripts de startup ou shutdown). A explicação das linhas está após o rem (que é utilizado para comentar uma linha).

rem cria um backup das chaves para uma futura recuperacao
reg copy HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\DVD\shell\play\command HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\DVD\shell\play\command.bkp /s /f
rem copia os valores do registro que permitirao a execucao pelo VLC como padrao
reg copy HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\DVD\shell\PlayWithVLC\command HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\DVD\shell\play\command /s /f


Para evitar que os usuários redefinam o player padrão quando aparecer a janela de "autoplay", é possível desativá-la no AD através da GPO Computer Configuration -> Policies -> Administrative Templates -> Windows Components/AutoPlay Policies -> Turn off Autoplay on: "All drivers".
No caso de selecionar "All drivers", o autoplay até mesmo dos pendrives serão desativados. Isso pode ser bom para evitar a instalação automatizada de alguns malwares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lava-louças Brastemp BLE20 - RESOLVIDO - Piscando luzes Iniciar e enxaguar/Erro ao jogar água fora

Microsoft Print to PDF não aparece na lista de impressoras nos programas